Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /home/u473263234/domains/syximport.com.br/public_html/muller/functions.inc.php on line 207

Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /home/u473263234/domains/syximport.com.br/public_html/muller/functions.inc.php on line 207
dic g-n

HAWB (House Airway Bill)
Conhecimento Aéreo emitido pelo Consolidador da carga.

Hinterland
É o potencial gerador de cargas do porto ou sua área de influência terrestre. O Hinterland depende, basicamente, do potencial de desenvolvimento da região em que o porto está localizado e dos custos de transporte terrestre e feeder.

House (casa)
Expressão que se usa para container, indicando que ele será ovado ou desovado na casa do embarcador ou consignatário House Bill of Lading ou House B/L - Conhecimento Marítimo emitido por um freight forwarder (transitário de carga).

Hub
Ponto central para coletar, separar e distribuir para uma determinada área ou região específica.

IBC
Intermediate Bulk Container ou Contenedor Intermediário para Granel.

Incoterms
Sigla que identifica os 11 termos que padronizam a linguagem usada no mercado de exportação e importação.

Just-in-Time ou JIT
É atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção, evitando-se assim a manutenção de maiores estoques.

Kaizen
Processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.

L/C
Abreviatura de Letter of Credit (Carta de Crédito).

Lastro
Expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga; no transporte ferroviário significa camada de substâncias permeáveis como areia, saibro ou pedra britada, posta no leito das estradas de ferro e sobre a qual repousam os dormentes.

Layday ou Laytime
estadia do navio no porto, que significa período previsto para acontecer a operação (atracar, carregar e zarpar).

LLP
Leading Logistics Provider ou Principal Fornecedor de Serviços Logísticos.

Logística Empresarial
Trata-se de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. (definição de Ronald H. Ballou no seu livro "Logística Empresarial").

Logística Reversa ou Inversa
No mercado é considerada como o caminho que a embalagem toma após a entrega dos materiais, no sentido da reciclagem das mesmas. Nunca voltando para a origem.

MAWB (Master Airway Bill)
Conhecimento Aéreo emitido pelo transportador ao consolidador da carga.

Medidas de desempenho
são instrumentos utilizados para avaliar a performance de qualquer atividade logística. Podem ser relatórios, auditorias, etc. Não se pode melhorar aquilo que não mensuramos.

Mercosul (Mercado Comum do Sul)
objetiva a integração econômica e comercial entre seus parceiros - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Milk Run
consiste na busca do(s) produto(s) diretamente junto ao(s) fornecedor(es), de forma programada, para atender sua necessidade de abastecimento.

Modais
São os tipos/meios de transporte existentes. São eles: marítimo: (feito pelo mar), ferroviário (feito por ferrovias), rodoviário (feito por rodovias), hidroviário (feito em rios), dutoviário (feito pelos dutos) e aeroviário (feito de forma aérea).

NVOCC
sigla indicativa de Non-Vessel-Operating Common Carrier. Operador de Transporte Marítimo Sem Embarcação.